Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderon, mais conhecida como Frida Kahlo, a brilhante pintora mexicana retratada pela exposição "Frida Kahlo - As suas fotografias" em Curitiba-PR, que anda fazendo muito sucesso aqui no Brasil.
Muito mais que sua arte, Frida foi capaz de influenciar gerações, e é por isso que citamos esse nome hoje.
Revolucionária, a artista demonstrou com tintas e telas todas as dores físicas que sofreu ao longo de sua vida. Aos 6 anos, a paralisia infantil que afetou uma de suas pernas. Aos 18, um grave acidente gerou muitas fraturas por todo o seu corpo, fazendo com que ficasse um longo período na cama, além de utilizar um colete de gesso. Foi neste cenário que nasceu uma artista. Sua mãe pendurou um espelho sobre a sua cama e Frida começou a pintar auto-retratos, chegando a afirmar que pintava à si mesmo pois estava a maior parte do tempo sozinha e era o "assunto que conhecia melhor".
Diego Rivera, seu marido e também pintor, foi quem lançou Frida como uma grande artista, sendo que ambos eram representantes da arte acessível para a época. A sua vida conturbada contemplou ainda as traições do marido, a morte da mãe e a impossibilidade de ter filhos devido ao comprometimento gerado pelo acidente.
Foi em 1939 que Frida partiu sozinha para Nova York, onde fez sua primeira exposição. Depois, em Paris, conheceu diversos artistas de renome e também contraiu uma infecção renal. Neste ano, Frida divorciou-se de Diego, mas um ano mais tarde eles casariam novamente e dariam aulas de arte numa escola do México.
Seu estado de saúde piorou na década de 40, sendo o seu colete de gesso substituído por um de ferro, muitas cirurgias realizadas na coluna e também a amputação da perna, o que a levou à depressão. Suas últimas obras datam de 1950, e mesmo debilitada e de cadeira de rodas, participou ainda de uma manifestação contra a intervenção americana na Guatemala.
Frida morreu no dia 07 de julho de 1954, com 47 anos, por embolia pulmonar (embora hajam suspeitas de suicídio). No seu diário registrou as seguintes palavras: "Espero alegre a minha partida - e espero não retornar nunca mais."
Tamanha arte e inspiração, Frida sai dos quadros e vira tema também nas coleções de moda nos dias atuais. Como sempre, as grifes buscam temas marcantes como base, e acredito que ninguém melhor que ela para inspirar peças coloridas e vibrantes, no melhor estilo mexicano.
Quando jovem, Frida valorizava muito as peças simples e artesanais de sua terra. Sua vestimentos também foram retratadas em seus quadros, com o visual típico do México, muitas cores e grafismos.
Essas cores me deram uma saudadinha do verão, mas me inspiraram bastante também...
Adoro referências e história de moda :)
Beijocas
Adoro referências e história de moda :)
Beijocas
Olá amor, tudo bem? Achei seu blog muuuito lindo amor ^^ E já estou seguindo e curtindo ♥
ResponderExcluirPoderia vim conhecer o meu, se gostar seguir e curtir amor? A fanpage está lá no blog na lateral ->http://espacoteencomanaliasantos.blogspot.com.br/
Ficarei muuuuito feliz ♥
Adoro peças coloridas, cores vibrantes , amo *---*
ResponderExcluirflor, o blog mudou o endereço, agora é
www.eaimenina.com.br
te espero lá
Adoro os quadros da Frida! :)))
ResponderExcluirbeijinhos, Rê
www.renatatruchinski.com
Isso sim é o que podemos chamar de exemplo de superação. Fez da sua dor, arte
ResponderExcluirEla é uma grande inspiração a vários níveis, em tempos vi um filme sobre a vida dela e fiquei mesmo emocionada!
ResponderExcluirBjxxx
A mulher arrasava neah?! Um super exemplo e adorei ver presente a obra dela em roupas de marcas importantes.
ResponderExcluirBeijos!
http://www.pamlepletier.com/
Nossa que lindoooo e que inspiraçãooo
ResponderExcluirBeijinhos
http://something-over.blogspot.pt/
Ela era fantástica! Adoro todo o trabalho dela e a admiro muito por ter conseguido enfrentar tantos problemas e dificuldades ao longo de sua vida. Adorei essas coleções, principalmente da Valentino! Muito linda!
ResponderExcluirBeijos, Julia
P.S: Primeira visita no seu blog! Adorei! Já curti a página no face:)
Beijos, Julia
Blog | Fanpage | Instagram | Tumblr | LookBook
Super inspiração msm!!!
ResponderExcluirAdorei o post, querida!
Bjinhos,
Cris.
http://universofemininodayumi.blogspot.com.br/
Sou apaixonada por cores.
ResponderExcluirEstou de volta com novidade.
Corre lá pra saber. ;)
Beijão
http://bruh-correa.blogspot.com.br
Maravilhosa artista e um ser humano incrível. Exemplo de superação! Adorei o post.
ResponderExcluirBeijos
Jéssica
Fashion Jacket - www.fashionjacket.com.br
Ei Amanda
ResponderExcluirOlha, desconhecia esta parte da vida da Frida e não sabia que ela tinha falecido tão jovem.
Ótimas informações.
Beijo
Oi Amanda,
ResponderExcluirGostei de saber um pouco mais sobre a Frida Kahlo
big beijos