Boa Tardee! :D
Final de semana quase chegando e aulas sendo findadas, por isso minha frequência no blog. haha
Bem.. o post de hoje é também sobre formaturas, mas vai especialmente para os meninos!
Surgem algumas dúvidas na hora de saber qual é o terno ideal e os elementos que combinam com ele, por isso eu montei esse guia com quase tudo que você precisa saber para manter a pompa!
Antes de comprar
Convide um amigo ou amiga de confiança. Na hora de experimentar sempre bate aquela dúvida.. "será que é isso mesmo?" É para isso que serve seu amigo! Ele vai te dizer "eu acho que poderia ser um pouco melhor.." ou "esse está impecável".
Em casos específicos não haveria essa necessidade, mas quem compra um terno para servir de coringa em qualquer evento requisitado, é importante que você leve consigo os objetos que provalvemente carregaria como por exemplo a carteira, o celular... Esses pesos vão influenciar no caimento das peças!
Para experimentar leve também o sapato que pretende usar.
O terno ideal
Paletó:
- Ombros: Nem justo nem sobrando. Cuidado com o tamanho das ombreiras, elas não podem ser exageradas.
- Comprimento: Com os braços para baixo, o paletó deve terminar a meio palmo do fim do braço.
As mangas devem estar na altura da junção do pulso e da mão, para que a camise fique com um dedo aparecendo.
-Número de botões: Isso sempre gera dúvida. Existem os ternos com 1, 2 e 3 botões. Os mais modernos costumam ter dois, o que é basicamente necessários. Mas tudo depende do caimento!
Calça:
- O tamanho deve estar adequado ao seu conforto.
- Sente e observe as pregas. Elas devem estar certas e sem que os bolsos fiquem apertados, caso contrário, esperimente um número maior.
- A barra da calça deve cair sobre os sapatos sem que sobre ou falte tecido (em caso de dúvida, a costureira saberá o tamanho ideal).
- No caso da barra também você pode escolher entre a lisa normal e a famosa barra italiana. A italiana deixa a barra dobrada visualmente, então não é indicada para os baixinhos.
Cor:
É o aspecto mais importante na hora da escolha. Se você não tiver outros ternos disponíveis no seu armário, não fuja do preto básico! Se quiser ousar, use no máximo um risca-de-giz que é pra lá de elegante e nunca cai de moda.
Ternos de outras cores, como o marrom e o cinza, trarão dúvidas e arrependimentos pois seu caimento é muito mais detalhado e os erros na hora de vestir são mais fáceis de acontecer.
Embora, se decidir ousar nas cores, busque tons mais neutros e que faça se sentir bem, respeitando sua personalidade.
Cinto e Sapato:
Cinto e sapato devem obrigatóriamente ser da mesma cor!
Para não errar, use preto, e não esqueça das meias sociais, também pretas!
Em casos de terno cinza você pode usar um sapato marrom escuro com meias marrom escuras. O mais comum é combinar terno bege com sapatos marrons.
Gravatas:
Lembre-se sempre da regrinha:
- Camisa lisa, gravata estampada
-Camisa estampada, gravata lisa.
Normalmente é essa a melhor das combinações, a única variação que ficar melhor visualmente é camisa e gravata lisas em cores diferentes. JAMAIS use estampa com estampa, nossa ideia é passar longe da poluição visual.
Tente deixar o tom sobre tom de cor da gravata com a da camisa, o efeito fica interessante e é difícil errar!
O nó (gravíssimo problema masculino) pode ser feito na loja que você adquiri-la, livre dos erros e dúvidas.
Camisa:
- Não dispense a manga longa em eventos mais formais, mesmo quando o calor for de 40º. Isso é a postura que muitas pessoas não tem, mas é fundamental!
- Busque o seu tamanho ideal. A medida com o terno é de 1 dedo para fora.
- Abotoe todos os botões (pelo menos na parte formal do seu evento, é tão deselegante deixar aberto, gente. Quando começar a festa tá liberado!)
- Alinhe a gravata sobre os botões corretamente.
Colete:
É indicado para eventos bem mais formais mas é uma peça de profundo bom gosto e elegância.
Modernizando
Tá com vontade de fugir do padrões!?
Existem algumas características normais que podem ser alteradas para criar um efeito mais moderno ao terno.
- Calça e paletó mais justos.
- Gravatas mais finas ou até mesmo as borboletas.
- Paletó com mangas arregaçadas e uma dobra de camisa por cima.
- O preto e branco foram muito usados no passado. Por ser um estilo considerado antiquado, foram substituidos por camisas e gravatas coloridas. A retomada dessa combinação confere modernidade, mais ainda se for usado com um sapato oxford original.
- Quando o terno não for de uso obrigatório, aposte em paletó e calça jeans. Uma camisa de gola V moderada também é uma boa aposta.
Ficaram claras todas as dúvidas!?
Espero ter ajudado e se tiver mais algo que vocês queiram saber, escreve no comentário ou manda um e-mail q eu faço questão de responder! :)
Sobre o Dress Code e as maneiras corretas de vestir em determinados eventos: clique aqui.
Também já falamos de terno nesse post aqui.
------------------------
Três recadinhos pra hoje:
- As votações para o TOP BLOG 2011 no segundo turno continuam até o dia 22/11. Para isso conto com a imensa colaboração de vocês. Para votar, clique aqui ou no canto superior esquerdo da página do selo do concurso. Obrigada a todos que votaram e continueeeeeem, entramos na segunda semana consecutiva no TOP 30.
- O Projeto Novos Talentos da Mantô Store findou suas inscrições. A corrida agora é na votação popular que incia amanhã! Fiquem ligados!
- A Kanitz, marca parceira aqui do Rendas e Paetês, está me enviando a nova Deocolônia Body Pleasure. Em breve vocês irão conferir a resenha do produto aqui, e posteriormente será feito um novo sorteio como foi da outra vez! Aguardem :)
beijos mil!
Adorei as dicas.
ResponderExcluirwww.boletimdamoda.blogspot.com
Abraco.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAmandinha querida, Adorei.
ResponderExcluirVai me ajudar muito!
Beijos