11 de outubro - Dia Nacional de Prevenção da Obesidade
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública do mundo. A projeção é que, em 2015, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso e mais de 700 milhões, obesos.
A obesidade está diretamente ligada a redução da qualidade de vida, tal como menos expectativa de vida e aumento da mortalidade. Além disso, diversas doenças estão associadas à ela, como doenças renais, cânceres, diabetes, apneia, hipertensão e demais cardiovasculares.
Esta data também é um dia para cobrar do governo ações mais efetivas para a prevenção e controle da doença.
O foco e a atenção especial da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) estão voltados para a obesidade infantil, sendo esse um período preocupante e que atinge 15% da população.
Como o tema era aberto, resolvi compartilhar essas 10 atitudes super comuns que costumamos fazer com as crianças, e que podem ser perigosas:
10 atitudes que atrapalham a educação alimentar infantil
1. Dizer sempre sim: a criança sem limites abusa das calorias e guloseimas. Devemos ser liberais, no máximo, um dia por semana.
2. Lanches fora de hora: O ideal são seis refeições diárias, logo, evitar lanchinhos fora desses horários.
3. Oferecer comida como recompensa;
4. Ameaçar castigos para quem não cumpre o combinado.
5. Brincadeiras à mesa: hora de comer é hora de seriedade, evitar fazer aviãozinho.
6. Ceder ao primeiro "Não gosto disso": a criança tem uma tendência a dizer que não gosta de uma comida que ainda não provou. Incentivar que, pelo menos, experimente.
7. Substituir refeições : não quer arroz e feijão, então toma uma mamadeira. Esse erro é muito comum, e se a criança conseguir uma vez, vai repetir essa estratégia sempre.
8. Tornar a ida a uma lanchonete o ideal: a comida de casa fica sem graça.
9. Servir sempre a mesma comida, o que além de enjoar, gera carências nutricionais.
10. Não dar o exemplo: não adianta querer que seu filho tome mais água ou sucos naturais se você só toma refrigerantes.
O importante é lembrar que QUALQUER intervenção que por acaso venha a ser feita, é imprescindível a visita à um médico que poderá, então, lhe encaminhar ao profissional correto, seja ele um nutricionista, psicólogo ou qualquer outro especialista.
Jamais tome remédios por conta própria ou faça dietas restritivas sem o devido acompanhamento.
Emagrecer é importante, nesse caso, mas deve ser com saúde!
Esse post é uma inciativa da ABESO em conjunto com todos os blogs que tiverem interesse em propagar essa ideia!
Aproveito aqui para divulgar o blog da nossa turma de Nutrição:
NUTRIFALAÇÃO
Um beijo e saúde pra nós!
Eu não sabia que tinha um dia para a prevenção da obesidade. O problema é que os pais se deixam dominar pelos filhos e as crianças comem o que querem. Bjus!
ResponderExcluirgalerafashion.blogspot.com.br
É bom conscientizar os pais com a obesidade infantil também, está crescendo muito.....
ResponderExcluir-Post no blog veja lá =)
Beijoss *-*
==> Blog Resenhas da Pâm
Oi Amanda bom dia
ResponderExcluirMuito bacana você lembrar dessa data e da importancia de estarmos cuidando da nossa saúde.Muito bom seu post
Bjos
http://framboesabrazil.blogspot.com/
Instagram : http://instagram.com/framboesabrazil
Acho que tratar comida como recompensa é uma das piores coisas que se pode fazer com uma criança, né? Dar bons exemplos é sempre muito efetivo e recompensador!
ResponderExcluirEu era muito magrelhinha quando era beem pequena, aí minha mãe encucou que criança saudável tinha que ser gordinha. Me entupiu de biotônico, comecei a comer, comer, comer
ResponderExcluirresultado que até hoje luto todos os dias contra a balança, achomuito importante mesmo cudiar da alimentação desde muito pequeno.
Guru de Beleza