segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Decoração Provençal

Boaa Tarde, galerinha! :)
Segunda-feira com cara de quinta. ÓTIMO porque minha semana começou sem ritmo, preguiçosa que só...

Enfim.. vamos ao que interessa. Hoje vamos falar da decoração provençal, desde a origem até a prática.

Original da região de Provença na França, a riqueza de detalhes e luxuosos adereços são a marca desse estilo que se consagrou como decoração. 
Ele se popularizou quando os menos favorecidos tentavam imitá-lo, fazendo uma mistura de gesso com cola (chamado de gessocré) para ocultar os defeitos da madeira. Com o tempo, esse material ia se desgastando e deixando o aspecto envelhecido.
 O uso da pátina (efeito desgastado em móveis) é abundante. As cores predominantes são as mais claras, em branco, amarelo, rosa, terracota, violetas e variações. Nessa região da França existem vários campos de lavanda, o que reforça a ideia da utilização desse tom de cor.
Há forte presença da madeira, tanto pintada quanto natural, normalmente em cabeceiras, poltronas e vigas nas paredes e teto.
 O estilo também conhecido como French Country Style é na verdade, um misto do rústico com o romântico, o que proporciona ambientes elegantes, aconchegantes e nostálgicos, tipicamente franceses.
O mais interessante do Provençal, é que para compor ambientes clássicos, basta desenterrar aqueles móveis antigos que foram de seus antepassados e dar uma cara "nova" através da patina. A reciclagem de materiais é um assunto super atual e que nesse caso pode virar arte!

Aproveitem seus espaços que contenham pedra ou madeira e torne-os tão clássicos quanto a arquiterura provençal.

Gostaram?! :)
Admiro muuuito essa tendência de decoração.

beijos

21 comentários:

  1. Tudo muito lindo,,mas a cozinha, a priemira, é um sonho!!! >.< beijao amore!
    http://crismenegussi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!!!
    Que lugar lindo esse...sonho com um assim..beijos e boa tarde!
    http://modargenta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Amanda,

    gosto bem mais do moderno e contemporâneo, mas estas imagens estão lindas!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. acho tão lindo e romântico!!
    bjss

    www.blogdajupenedo.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa, acertou em cheio no post, amo esse estilo de decoracao.. classico e lindo, bem princesa medieval.
    Ameei.

    um beijo,


    www.blogdakaren.com.br

    ResponderExcluir
  6. Suspiros aqui... Amei! Tudo! Adoro!
    Amiga, só hj que eu vi em seu perfil, que vc é de Videira/SC :-))) Que legal! Tive um amigo de trabalho que era de sua cidade... eu moro no RJ, mas sou de Joinville/SC!!!
    Beijokas!

    amenidadesdekelly.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oie Amanda, tudo mto lindo e de mto bom gosto,amei d++++

    bjiimm e ótima semana

    http://muslimahfashionn.blogspot.com

    http://meuamorpaquistanes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Amanda
    Adoro estilo provençal, acho o máximo. A região da Provence com seus campos perfumados de lavanda, é um dos meus sonhos de consumo.
    Imagens belíssimas, adorei todas.
    Bjim

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que linda essas fotos... Isso sim chamamos de Glamour ne? Adorei

    ResponderExcluir
  10. gente que coisa mais liindaaa

    http://sweetfashionrock.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Adorei o post! Lindas as fotos, dá vontade de transformar meu quarto nesse estilo ^^

    Um beijo, L.
    miss-scd.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Nossaaaa !
    Que quarto tudooo ! kkk
    Eu adoro qualquer materia sobre decoração

    Beijoss

    ResponderExcluir
  13. Acho um luuxo!!
    Quero minha casa assim...
    Beijo

    http://abonecadomomo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Nossa cada decoração mais linda q a outra.
    Boa terça-feira.
    by: Veve Pink
    http://portal-pattys.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Cozinha fofa, hein?
    Adorei..

    Beijo,
    http://www.suavemalicia.blogspot.com/

    Twitter: @suave_malicia

    ResponderExcluir
  16. São lindassss!
    Amei especialmente a decoração do quarto, que cuti cutiiii...
    Bjoks
    Pri

    www.epocaboutique.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. adoreiiiiiiiii...cada foto linda!
    Beijinhos
    Cah

    Blog e Loja Virtual
    www.esmaltesdacah.com
    www.boutiquedacah.com.br

    ResponderExcluir
  18. O quarto rosinha ta lindooooo

    beijos
    www.girlsandglam.com

    ResponderExcluir
  19. Parabéns, curti seu interesse, dedicação e empenho, gostei muito de ler seu blog!!! Taõ jovem e tão antenada.
    beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi galera, gostaria de uma ajuda, eu adquiri um pacote de TV HD no PC no site www.tvhd.com.br tenho acesso a vários canais através de um painel de controle que eu visualizo no próprio navegador, como eu faço para gravar os programas e série de TV no meu PC? Lembrando que não tem nenhum programa instalado no meu PC, é todo pelo próprio navegador 100% online.
    Quem tiver uma ideia, por favor, me ajude meu e-mail: riclife@ig.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário com elogios, críticas, dúvidas e sugestões!
Sua opinião é muito importante para o Rendas e Paetês! :)
Agradecemos sua visita e volte sempre!

Uma pausa...

Hoje mesmo, no Instagram, eu falei sobre não esperarmos o próximo ano para tirar os planos do papel ou efetuarmos mudanças. Mas como todo...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...