quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Pin Ups - Influências na mulher cotidiana.

Curvas, sensualidade e inocência...
Assim podemos começar a caracterizar uma Pin Up, com seus corpos volumosos, e que viraram símbolo sexual, contendo muitas referências histórias e influência na moda e comportamento da mulher atual.
No princípio, eram frutos das ilustrações, pinturas e desenhos de artistas que se inspiravam em famosas mulheres da época. Com o tempo, passou-se a utilizar dessas imagens como pôsters, recortados de revistas, jornais e folhetins. As imagens apareciam frequentemente em calendários e por isso, sendo penduradas em paredes e móveis (de onde vem a expressão pin up).
Atrás da cintura deifinida e das pernas esculturais, a verdadeira pin up não era vulgar nem oferecida, era somente convidativa e tentadora.
O auge das "garotas penduradas" aconteceu na década de 40, um ataque a censura que condenava a sensualiade. As imagens tomaram proporções populares na Segunda Guerra Mundial, quando soldados norte-americanos penduravam pôsteres de pin ups em seus armários, chamando-as de "armas secretas".
Dentre os nomes de maior reconhecimento das musas inspiradoras, podemos citar Betty Grable, atriz e protagonista de diversos musicais, que ganhou fama depois de estampar inumeros locais públicos.

  No cenário atual, usamos as pin ups para exemplificar um corpo mais volumoso e envolto em curvas, sem culpa nem preocupação com a magreza excessiva, tão presente nos padrões que a sociedade nos pré-estabelece.
Além disso, são a prova de que é possível sim, ser sensual sem ser taxada de vulgar. Até porque, a sensualidade está a quilometros de distância da vulgaridade, o que acontece de fato é que as pessoas criam preoconceitos que aproximam essas características tão diferentes sem perceber os méritos que a sensualidade trás para uma mulher. É tão importante quanto pentear o cabelo quando levanta!
Grande parte dessa inspiração que provem das pin ups pode ser facilmente utilizada no cotidiano: é a auto-aceitação!
O verdadeiro estilo é a parte da personalidade do cada uma de nós que trás nossos desejos e aspirações. Temos é que tirar proveito disso pra mostrar o que queremos (e para que viemos). Se eu quero me vestir assim, eu me visto assim, indiferente do meu corpo 36 ou 44. É fácil colocar toda a culpa na "sociedade padronizada", esquecendo de que toda mudança começa por nós mesmos e nós é que somos preconceituosas com nossos quadris largos e barriguinha saliente.
Assumam-se e sejam mulheres de verdade. Mulheres que são sensuais, seja com um jeans básico e cabelo amarrado ou com o melhor dos vestidos de noite (com direito a fendas e decotes). 
A beleza não é somente aquilo que está aparente. É aquilo que você exala quando anda auto-confiante, o sorriso ao receber um simples "oi!", os olhos que transparecem seus desejos ocultos, mas sem escancar nada.
Confiem em si mesmas, amem suas curvas e cuidem das suas saúdes.
O restante fica por conta do mundo que vai ficar feliz em te ver passar todo dia.

Nos últimos dois dias abusei dos meus discursos feministas e peço desculpas, ahaha!
Esse post foi um mix de história do mundo, história da moda e das influências femininas e também sobre comportamento e aceitação (Portanto está incluido na campanha "Eu me aceitei, e você?" que permanece aqui no blog)

Dedico a todas as meninas/mulheres que precisavam enxergar o quanto é bonito simplesmente SER.
Beijo para a Anne Pascoali que está num projeto Pin Up de fotografias (mulheres reais no pin up style) com o meu total apoio! :D

----------------------
Recadinhos Paroquiais do dia (para não perder o costume)
- Últimos dias de votação para o 2º Turno do TOP BLOG 2011. Vocês que ainda não votou, fica meu pedido de coraçãooo *-* 

A votação do Projeto Mantô Novos Talentos (recheadinho de looks lindos) está esperando seu voto também.

Quer curtir a página do Rendas e Paetês no Facebook!? Fique sempre ligado em tudo que rola por aqui.

-- Um beijinho e ótima quinta-feira!

9 comentários:

  1. Boa tarde!! simm as pin up--tenho varios quadros na minha casa delas..sao lindos..beijos e boa quinta!!

    ResponderExcluir
  2. Eu super curto o estilo :]

    http://fashionfinissima.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi!

    Nossa que post legal! Amei!!
    =)

    Beijos

    @amigaseafins.com
    www.amigaseafins.com

    ResponderExcluir
  4. Amanda,

    Acho super legal, mulheres que carregam muito bem esse estilo... Assim com a Dita Von Teese...

    bjs linda!

    ResponderExcluir
  5. Que legalllll
    Uma Ótima semana
    Beijos Helena

    ResponderExcluir
  6. Na minha opnião oque faz a mulher estilosa hj conseguir ser sexy e fashion ao mesmo tempo é devido as pin ups, que cumpriram seu trabalho aqui! Acho incrível esse estilo...

    ResponderExcluir
  7. Sabe que eu adoro essas pin ups, super ousadas e femininas! Adorei esse post ;)

    Seguindo e amando seu blog!

    Volte sempre lá no Frívolo ;)

    Bjs

    #2ºSORTEIO da grife SAAD! (mesmo formulário do 1º, por isso quem já preencheu já está participando) Acaba segunda!

    http://frivollo.blogspot.com/2011/10/sorteio-saad-deixando-voce-seguidora-do.html

    ResponderExcluir
  8. Elas são donas de um estilo único, né?? AMO!
    Bjs, Thá.
    http://consumisse.blogspot.com
    @thaharaujo

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário com elogios, críticas, dúvidas e sugestões!
Sua opinião é muito importante para o Rendas e Paetês! :)
Agradecemos sua visita e volte sempre!

Uma pausa...

Hoje mesmo, no Instagram, eu falei sobre não esperarmos o próximo ano para tirar os planos do papel ou efetuarmos mudanças. Mas como todo...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...