terça-feira, 28 de maio de 2013

A moldura do rosto

Já se imaginou sem sobrancelha?
Por mais estranha que possam parecer, fazem parte dos mecanismos de proteção do corpo, e acredite, sem ela nós seríamos seres muuuuuito esquisitos!

Os padrões de beleza evoluem com o tempo, e com eles, cabelos, roupas, maquiagens e comportamentos vão sendo substituídos. No quesito imagem, as sobrancelhas tem grande influência nos traços de expressão do rosto, a fisionomia e harmonia do visual.


Na década de 20 e 30, Greta Garbo, Dolores Costello, demais estrelas do cinema e ladys da sociedade tinham a sobrancelha tão fina que algumas chegavam a depilar e desenhar um traço apenas com lápis. Isso porque a expressividade era muito importante em tempos de filmes mudos e caracterização de personagens. Um pouco mais adiante, lá por 1930, os traços começaram a engrossar, mas a mania de arqueá-las permaneceu. Os anos 50 foram marcados pela sensualidade, em nomes como Marilyn Monroe e Audrey Hepburn, e junto disso, as sobrancelhas começaram a engrossar, sendo comumente desenhadas e corrigidas com henna e lápis. Nos anos 60, a mania do traço fino voltou, de maneira bem superficial e quase invisível em termos de coloração. 
A mania de pentear, desenhar e corrigir falhas de um modo bem natural veio com os anos 70 e permanece até hoje. Essas são mais alongadas, delineadas e os pelos retirados são somente no excesso. Nos anos 80, essa naturalidade toda atingiu seu auge, chegando até a deixar o visual desleixado, volumoso e exagerado. Mas em 1990, com muitas popstars e top models, as sobrancelhas passaram a ser aparadas, desenhadas e democratizadas, porque não? Hoje dá para escolher o modelo que quisermos, baseando-se em tempos passados e adequando da melhor forma possível para o desenho do nosso rosto.


Existem diversas técnicas e truques para chegar à sobrancelha perfeita. Vamos dissertar um pouco mais sobre eles agora.

A boa e velha pinça... Prática e fácil, mas não indolor. Arranca os pelos pela raiz, fazendo com que demores mais para crescer. A desvantagem é que pode demorar um pouco e exige uma certa técnica para não machucar a pele, que em geral, é mais sensível nesse região. Essa sensibilidade pode ser mais presente em algumas pessoas, como é o meu caso. Tirar um pelo com a pinça significa lágrimas que escorrem pelo rosto, espirros, coceira e irritabilidade. Nada fácil ser mulher...

Dá pra usar cera quente também, desde que por um profissional. Dizem as boas línguas que dói menos que com a pinça e torna mais fácil retirar aqueles pelinhos finos e chatos que ficam acima da linha da sobrancelha. Por outro lado, há quem diga que com o tempo, a região da pálpebra pode ficar mais flácida com o uso prolongado da cera. Também fica mais difícil acertar o desenho, além da experiência que a pessoa deve ter para não acabar removendo o que deveria permanecer lá.

O método indiano com linha é uma das inovações que mais vem se popularizando nos últimos anos. São usadas dois fios de algodão entrelaçados, puxando os pelos de forma rápida. Dizem que seria menos dolorido, mas não é o que eu tenho ouvido falar por aí (alguém que já fez pode confirmar essa informação pra mim?). Uma dificuldade é encontrar profissionais capacitados e que utilizem esse método, principalmente  nas cidades pequenas.

Dicas para quem valorizar seu olhar com os traços da sobrancelha:

  • Não use cremes depilatórios ou lâminas na região das sobrancelhas. Os cremes podem desencadear uma alergia, enquanto as lâminas podem machucar, desfazer o desenho e deixar a impressão de pelos mais grossos;
  • Busque um profissional que saiba do que está fazendo, tanto no manuseio das técnicas como no bom senso de encaixar o melhor modelo para o seu formato de rosto.
  • Destaque as sobrancelhas com um lápis específico, e para não errar na cor, opte pelo "lápis universal", que dá certo para todas as cores de fios, exceto o de peles bem morenas.
  • Para corrigir falhas, umedeça um pincel fino em água e passe na sombra marrom do tom da sua sobrancelha. Finalize com a escovinha penteando para cima. Hoje já existem kits e soluções para sobrancelhas que dão uma mãozinha na hora de corrigi-las.
  • Lance mão da eterna sombra branca sob o traço da sobrancelha, mas atenção, sem exageros e sem ser cintilante.
  • O rímel incolor é uma das melhores ferramentas para deixar tudo no lugar depois da correção. Penteie os pelos para cima. Se não tiver no momento, pode ser escovinha e fixador de cabelo!
  • Quem realmente não tiver tempo e vontade de dedicar um tempinho mair para suas sobrancelhas, pode investir na micropigmentação que funciona como uma tatuagem que desenha fio a fio a sobrancelha.

Beijocas! :)

16 comentários:

  1. Eu fiz curso de design de sobrancelhas, e ia algumas modelos para para a gente com a sobrancelhas totalmente acabadas, dava até dó.

    http://ontendency.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. queria ter as sobrancelhas mais grossinhas e maiores.
    a minha é bem rala e pequena rs
    me sinto encomodada com elas.
    queria poder engrossa-lás.
    beijooos

    ResponderExcluir
  3. Boa noite..queria as minhas mais certinhas...elas sao bem loucas..
    Bom post cheio de dicas!

    Beijos e tenho post novo!

    ResponderExcluir
  4. Olá, para mim fazer com linha ou pinça dói igual, porém com linha é mais rápido!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Meu sonho é ter as sobrancelhas perfeitas + Deus me enviou elas tortas.
    Fazer o que neh?

    :)
    http://rachelmalheiros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre corrijo as minhas com sombra marrom mesmo, e ah, uma conhecida minha faz sobrancelha com o método indiano com linha e disse que realmente doi menos. Adoro seu blog, o conteúdo é incrível! Beijos

    www.biancammartins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde
    Cm certeza uma sobrancelha bem feita ajuda e muito no visual prefiro as um pouco mais grossas fica mais natural

    bjos

    http://framboesabrazil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Nossa eu to comn a minha por fazer e to ficando louca heheheh
    Beijos,

    Amanda
    www.holybride.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. atualmente eu mesma faço minha sobrancelha.
    eu gosto de deixar fina.

    Beijos
    http://365diasvariados.blogspot.com.br/
    http://www.facebook.com/Blog365DiasVariados

    ResponderExcluir
  10. Caraca... Vivo em crise de identidade por causa da minha sobrancelha (rss). Só tem uma pessoa que faz, e mesmo assim, sempre fico olhando desconfiada sabe... Acho que é uma das coisas mais difíceis de acertar em mim!
    Bj bom feriado!

    www.amenidadesdekelly.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Amei de verdade as dicas , nunca tinha para do para pensar nisso =)

    http://blogmocafina.blogspot.com.br/

    Beijos !

    ResponderExcluir
  12. Oi Amanda
    Bela postagem, dicas e informações ótimas.
    Eu não descuido das minhas, tem uma designer de sobrancelha que faz a minha há muitos anos, ela é muito boa no que faz.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  13. Acho bem complicado isso
    Nunca sei quando realmente esta bonita
    Só sei que fina demais é horrivel

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito das dicas!! Muito úteis! :)

    Adolecentro

    ResponderExcluir
  15. Post maravilhoso.
    Fica com Deus, super beijo :*
    http://leticiasilvamakeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Muito boas as dicas, realmente faz toda a diferença :D
    Bom feriado :D
    ;*

    www.redbehavior.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário com elogios, críticas, dúvidas e sugestões!
Sua opinião é muito importante para o Rendas e Paetês! :)
Agradecemos sua visita e volte sempre!

Uma pausa...

Hoje mesmo, no Instagram, eu falei sobre não esperarmos o próximo ano para tirar os planos do papel ou efetuarmos mudanças. Mas como todo...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...