sexta-feira, 13 de julho de 2012

Sexta 13 - Dia Mundial do Rock


No dia mundial do Rock, trouxe uma cronologia resumida dos fatos que fizeram a história desse gênero tão contagiante e que é repassado entre gerações.
1954 - 1963: O rhythm and blues se funde ao country no Sul dos Estados Unidos, marcado profundamente pela segregação racial. Os som dos negros junto ao dos caipiras é que deu origem a esse ritmo marcante e que conquista gerações, eternizado ao longo do tempo.
Época marcada pela brilhantina e astros como Elvis Presley e Chucky Berry em seus ritmos rockabilly, blues, pop e country. Outros nomes: Buddy Holly, Jerry Lee, Ray Charles.


"O Rock foi muito bom pra mim. O rock é meu filho e também meu padrasto." Chuck Berry.
"Eu não sei nada de música. Para o que eu faço não é necessário." Elvis Presley

1964 - 1973: Sex, Drugs and Rock'n'Roll - Quatro rapazes do Liverpool dominam o mundo com suas músicas contagiantes, levando consigo uma legião de fãs por onde passam. Década marcada pelo movimento hippie, consagrado no festival de Woodstock. Tornou-se constante o uso de drogas, o que acabaou com a carreira de alguns dos artistas de maior renome desse gênero musical. Destaque para: The Beatles, The Who, Bob Dylan, The Beach Boys, Rolling Stones, The Doors, Jimi Hendrix, Led Zeppelin, Black Sabbath e Pink Floyd.


"Eu jamais tive problemas com drogas. Só tive problemas com os policiais que apareciam querendo tirá-las de mim" Keith Richards (Rolling Stones)
"Eu jamais escrevi uma canção política. As músicas não são capazes de mudar o mundo. Eu já tentei fazer isso" Bob Dylan

1974 - 1983:  Houve a separaçaõ do rock em estilos, destacando o progressivo de um lado e o punk de outro. Na Inglaterra, Sex Pistols e The Clash comandavam, e na América, Queen e Kiss espalhavam seu legado. O pop faz nascer Michel Jackson.
"É fácil. Basta você escolher um acorde, fazer 'pléin' e pronto, você fez música." Sid Vicious, Sex Pistols
"Eu não sou surdo. Só que sempre gostei de ouvir som alto. Acho que há algo de errado com você se você gosta de rock'n'roll calmo e quieto" Lemmy Kilmister, Motorhead

1984 - 1993: Nasce a MTV e as músicas traduzidas em clipes. Era de Michael Jackson, Madonna, Van Hallen, Nirvana.


"Jesus Cristo foi o primeiro punk rocker" Billy Idol
"Eu era um veterano antes mesmo de ser um adolescente" Michael Jackson sobre o Jackson Five
1994 - 2003: A revolução digital levou os sons de garagem para a internet, disseminando diversos gêneros por todo o mundo e subdividindo ainda mais o já dividido rock'n'roll. Ênfase para Oasis, Radiohead, The Strokes e Ozzy Osbourne.

"Se quiser me torturar, me amarre e me force a ver nossos cinco primeiros clipes." Jon Bon Jovi
"As vezes voc:ê não se importa em fazer letras que façam sentido. Dane-se, são apenas letras" Noel Gallagher, Oasis.

Fonte: Especiais ABRIL, Rock.



Eu como amante assumida do bom e velho rock 'n' roll, desejo a todos os amantes desse ritmo um ótimo dia do rock, regado com muuuuuuuuuuuuita música boa!
Um beijo especial para a Camila Bolsani que sempre me acompanha nas minhas jornadas alucinantes ao som dos gênios do século passado. Love you, girl!

Beeeeeeijos rockeiros pra vocês!
I wanna rock 'n' roll all night

6 comentários:

  1. shoooow! um beijo pra minha rockeira preferidaaa!

    ResponderExcluir
  2. simmm hoje é um grande dia!!!! feliz dia do rock!! beijosss

    http://www.cosasde-ladydiva.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei o resumo!
    Feliz dia do rock!
    Bjos
    www.deliriofashionista.com

    ResponderExcluir
  4. não tem como não gostar de rock, né?
    adorei o post!

    beeeijos,
    http://heeymaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Amanda
    Bacana sua postaagem, gostei de saber todos estes detalhes sobre os roqueiros.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. adorei o post, bem legal =)
    beijo ;*

    http://lorena-flor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário com elogios, críticas, dúvidas e sugestões!
Sua opinião é muito importante para o Rendas e Paetês! :)
Agradecemos sua visita e volte sempre!

Uma pausa...

Hoje mesmo, no Instagram, eu falei sobre não esperarmos o próximo ano para tirar os planos do papel ou efetuarmos mudanças. Mas como todo...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...