segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Desvendando etiquetas

Eu sou o tipo de pessoa que não se importa muito com o modo que lavarão as minhas roupas (porque ainda tenho a comodidade da minha mãe fazer isso por mim, obrigada mãe). Até por esse motivo,  não sou muito antenada com os produtos corretos, as melhores formas de lavagem e sofro até estender as roupas bem bonitinhas no varal. 


Em outras palavras, isso também significa que não sei identificar a maioria dos símbolos que estampam as etiquetas das nossas roupas. Decidi fazer esse post para que eu mesma passe a conhecê-los, e de quebra, tratar com um pouco mais de carinho as minhas peças.

Esses são alguns dos símbolos mais comuns nas etiquetas. Seus significados, respectivamente:
  • Especificação de temperatura: Ou seja, o número descrito indica a temperatura máxima em que a água pode estar para a lavagem desta peça.
  • Com um "X": Não lavar esta peça na máquina de lavar.
  • Sem traços: A peça pode ser lavada na máquina no ciclo normal.
  • Com uma mão dentro: A lavagem deve ser apenas manual.
  • Com um traço abaixo: A peça pode ser lavada na máquina, no ciclo delicado
  • Com dois traços abaixo: A peça pode ser lavada na máquina, no ciclo delicado, mas não deve ser torcida.


Os alvejantes são usados para a manutenção das roupas. Os que possuem cloro em sua composição acabam por clarear as peças. Seus significados:
  • Triângulo vazio: É permitido o uso de alvejantes.
  • Triângulo com traços na diagonal: Não usar alvejantes com cloro
  • Com um "X": Não utilizar alvejantes.
  • Escrito "CL": É permitido usar alvejantes com cloro.

Os métodos de secagem das roupas são vários. Destacamos:
  • Quadrado com "varal": Secar no varal.
  • Quadrado com três riscos verticais: A peça deve secar naturalmente, sem ser torcida
  • Quadrado com um risco horizontal: Secar a peça na horizontal.
  • Quadrado com dois riscos diagonais: Secar na sombra
Também é possível encontrar outros símbolos circulares dentro de um quadrado que indicam secagem em máquina. O quadrado com um círculo eu um ponto indica temperatura mínima. O quadrado com um círculo e dois pontos indica secagem na temperatura normal. O quadrado com um círculo e um "x" indica que a peça não deve ser seca na máquina.

Na hora de passar, é muito importante conhecer o tecido em questão para evitar danos.
  • Ferro com um "X": Não passar com o ferro.
  • Ferro com um ponto: Passar com temperatura máxima de 110º.
  • Ferro com dois pontos: Passar com temperatura máxima de 150º.
  • Ferro com três pontos: Passar com temperatura máxima de 200º.
------------------------------

Outros símbolos são relacionados com a limpeza à seco, mais difíceis de executarmos em casa.
Esses símbolos são representados com um círculo e letras. A letra "A" indica que a peça é lavável em todos os solventes. A letra "F" possibilita usar apenas hidrocarboneto. A letra "P" indica a possibilidade de usar hidrocarboneto ou perclorotileno.

Aprendiiiiii \o/ Espero ter ajudado vocês também.
Espero que assim eu tenha um cuidado maior com elas e aumente sua durabilidade também! :)

Beijocas

13 comentários:

  1. Já salvei esse post no meu pc!!! Isso é tão útil :]] Obrigada!
    Beijos ♥
    Blog: http://carolbrasileiro.com.br/
    Fan Page: facebook/blogcarolbrasileiro

    ResponderExcluir
  2. Ai sempre bom saber essas coisas, lembro que tive prova disso no técnico em moda e não sabia nada haha

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  3. Salvei como favoritos esse post, agora que vou casar, preciso saber tudo kkk
    beijinhos, Rê

    http://renatatruchinski.com

    ResponderExcluir
  4. Confesso que raramente presto atenção nas recomendações, não deveria mas...
    O que é delicado lavo na mão e o resto na máquina. Post super útil!

    ResponderExcluir
  5. haha, este post tá salvo nos meus favoritos desde já! <3'
    mudei de casa há 3 semanas e ainda to aprendendo a ser "dona de casa"

    Eu sei que é chato, mas é o seguinte: eu to desapegando de 3 peças do meu guarda roupa
    tanto por eu não usar quanto por necessidade mesmo.
    Por favor, gostaria muuuito que vc desse uma olhadinha e quem sabe levar pelo menos um dos itens, rsrs
    Vou deixar o link aqui pra facilitar a sua vida! ;D
    http://refugiosinsanos.blogspot.com.br/2014/08/nova-tag-desapego.html
    Desde já, obg!
    Bjs, Gisa ;*

    ResponderExcluir
  6. Ah, que legal! Olha, eu nuuuuunca tinha parado pra pensar nisso, sabia?
    Acho que nem o pessoal que lava as roupas por aqui! HEHEHEHEHE
    adorei. É super bom saber conversar mais as coisas!

    Um beijo
    Karla
    www.ficaprocafe.com

    ResponderExcluir
  7. Nossa me ajudou muitoo!
    Eu só lembrava o do não passar, do não usar alvejante e lavar à mão.. hahaha
    Beijos!

    http://www.pamlepletier.com/

    ResponderExcluir
  8. No meu caso sou eu que lavo a minha própria roupa e nunca sei desvendar as etiquetas :)
    Grande post. Obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Bem, eu tenho uma máquina poderosa, que lava e seca, restaura fibras... infelizmente ela não põe as roupas na máquina, nem as tira (é... a gente sempre quer mais!).
    Mas essas regrinhas, mesmo com minha máquina poderosa, são fundamentais para não estragar o tecido.
    Partiu espalhar!

    ResponderExcluir
  10. nossa, mt legal e informativo esse post, vem mt informação que a gente nao sabe oq é, rsrs
    finalmente fiz a fan page do blog, curte lá ;)

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  11. Voce acredita que eu tenho uma matéria na faculdade que eu aprendo sobre isso?? Acho muito legal

    Beijos, Raissa Galvão ♥
    Ray Neon blog|FanPage

    ResponderExcluir
  12. Eu sempre fico na dúvida com esses símbolos, vou guardar esse post como referência!!!

    ResponderExcluir
  13. Ei Amanda
    Que post legal e útil, nunca consegui guardar estes símbolos, fico tentando desvendar nas etiquetas, mas é difícil.
    Vou levar comigo, ok.
    Valeu.
    Um beijo

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário com elogios, críticas, dúvidas e sugestões!
Sua opinião é muito importante para o Rendas e Paetês! :)
Agradecemos sua visita e volte sempre!

Uma pausa...

Hoje mesmo, no Instagram, eu falei sobre não esperarmos o próximo ano para tirar os planos do papel ou efetuarmos mudanças. Mas como todo...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...