quinta-feira, 4 de abril de 2013

A moda agora é ser hipster!

Oi, você é hipster?

Afinal, o que é ser um hipster???
Hipster é uma palavra inglesa usada para fazer referência à um grupo de pessoas que seguem um estilo moderninho, inventando modas e tendências a todo momento. O termo provém de "hip" que significa "inovador" ou "descolado, e é usado desde 1940 para designar os jovens ricos que imitavam os ídolos do jazz na época.

A partir dos anos 2000, o termo foi usado para exemplificar jovens dos 15 aos 25 anos, normalmente de classe média, que combinam peças vintages com modernas, criando assim uma proposta de moda bem original. (Ai meu Deus, acabei de descobrir que eu sou uma hipster! :O)

Juro pra vocês que esse termo é novo pra mim... eu já ouvi algumas vezes, claro, mas não sabia exatamente o que queria dizer, e jamais pensei que pudesse me enquadrar nesse "grupo". Enfim... sabe quais são os acessórios mais marcantes de um hipster? O resgate do chapéu fedora e do óculos wayfarer (que até já foi deixado um pouquinho de lado).  E sabe o que mais que eu andei lendo por aí? Hipsters adoram xadrez, poás e calças skinnys, sem contar que seus gostos musicais vão de Bob Dylan até bandas de rock alternativo (Estou de cara, sou mesmo uma hipster! Como é que ninguém me contou isso antes?). Ah, e sabe do que eles gostam? Brechós, feirinhas, filmes antigos, museus, teatros... (me descreveram e eu nem sabia! :O)



É claro que não dá para generalizar tudo nessa vida, mas fiquei assustada quando descobri que o hipster estava em voga, até porque eu não sabia que esse era o termo exato para se referir a um estilo que eu protejo e gosto. Dentre as nossas características (agora descobri que eu integro mesmo esse grupo) estão o resgate da cultura popular local e a crítica à cultura comercial.

Tem diversos dados interessantes nesse lifestyle...
No The New York Times, em 2010, o revisor enviou uma carta para a redação dizendo que o termo "hipster" havia sido escrito mais de 250 vezes, mas que na verdade, em momento algum alguém esclareceu o que é que isso queria dizer!
Enfim... estudiosos disseram que a modinha deveria ter acabado ainda em 2011, o que é óbvio que não aconteceu, penso eu que devido a ideologia lançada a partir dessa tendência de vida atingiu muita gente que não iria, e não vai, se libertar tão cedo do estilo conquistado.


Claro que eu me senti na obrigação de googlar o assunto e dar uma lida sobre o que as pessoas pensam, dizem e acham sobre os hipsters. Descobri que existe um monte de gente que odeia a "tribo" e age de maneira preconceituosa contra. Mas será que essas pessoas, se não fossem taxadas por um nome e uma ideia própria, seriam tão odiados por alguns assim? Eu acho que a rotulagem nos faz gostar ou desgostar de algo, muito além da análise de cada ser, individualmente.
Cheguei a conclusão que se eu não soubesse da intitulação hipster, ia continuar vivendo igualzinho e adorando cada uma dessas coisas tão características desse grupo que continua sendo uma novidade pra mim.
Li numa entrevista que "qualquer passo fora da linhagem de vestimenta padrão numa sociedade, significa ser hipster". Ou seja, você pode dormir uma pessoa "normal" e acordar "hipster" porque vestiu um suéter com gravata borboleta xadrez e visitou um museu, aí você dorme de novo, uma pessoa "normal" e acorda "normal" porque usou uma camiseta com jeans e tênis! Bacana a vida, né? [ironia mode on].

Quem sabe se deixássemos um pouco as rotulagens de lado, o você é isso ou você é aquilo, e passássemos a observar o que gostamos ou desgostamos imparcialmente?

Encerro o post dizendo que eu descobri que sou hipster, mas nunca ninguém me falou sobre isso antes. E tem outra coisa... provavelmente você também é!
E sabe o que mais? Isso não vai mudar nada!

beijocas!

25 comentários:

  1. Ultimamente ando escutando muito sobre hipster, por causa dos festivais.

    ontendency.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá minha querida Amandinha!
    Acho que, de vez em quando, todo mundo se veste um pouco hipster, né!? Eu, pessoalmente, sou apaixonada por esse estilo! Ah, peço licença paa convidar suas leitoras a participar do super sorteio que está rolando no meu blog de uma blusa com estampa de cobra Bo.Bô + um lápis superpreto Contém 1g!
    Mil beijos, saúde e sucesso sempre.
    CoisadeMenina
    lookbook.nu/coisademenina
    facebook.com/BgCoisadeMenina
    Instagram: @enylacarolina / @laylafonseca

    ResponderExcluir
  3. acho bem legal, de vez em quando me visto assim e nem sabia o nome disso!!! kkkk

    http://anitamakingof.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu, também, sou hipster e não sabia.
    Adoro feiras, mercados de rua, perco-me em portobello Road, em Londres, adoro velharias e não percebo nada de modas.
    Fico como tua seguidora e se quiseres visitar-me, farás feliz esta Hipster.
    Beijo da Nina

    ResponderExcluir
  5. Acho que tb sou hipster rss :DD

    Passando para desejar um ótimo dia!
    Liz<3
    The Red Lil' Shoes Blog
    http://theredlilshoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Amanda
    Acho super bacana o estilo mais sem viajar demais e ter bom senso sempre

    bjos e bom final de semana

    @Juh_DoceMel

    http://framboesabrazil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Escutei sobre o termo hipster esses dias na tv! rsrs

    Beijos, Ca
    www.santafeminice.com

    ResponderExcluir
  8. Amigaaaa, foi questão de honra comentar: eu sou hipster e não sabia! UAHSUHAUHAU o/

    ResponderExcluir
  9. Tambem sou hipster \o
    asuahsuahsuash
    Adorei o post!

    Beijooos
    http://muitasfeminices.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu vi uma entrevista no multishow sobre o que é ser hipster rs
    e eles falam que quem se denomina hipster é porque não é rs
    kisses

    ResponderExcluir
  11. Bem legal a matéria!
    Já estou te seguindo, me segue tb?
    Bjoks

    www.jananogueira.com

    ResponderExcluir
  12. Achei super estiloso! Dá um charme a mais! *-*

    Blog: www.kaahmenezes.com
    Fã page: www.facebook.com/kaahmenezes1

    ResponderExcluir
  13. Não gosto muito desse negocio de se enquadrar em um grupo
    Isso limita demais a pessoa
    Gosto de ser ecletica, tem dias que gosto das roupas de paty, outros estar mais para o urbano...

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Pois é eu sou hipster e nem sabia suahsauhsuahsua ah nem ligo :P

    Adolecentro

    ResponderExcluir
  15. Eu adoro o estilo hipster, acho mto lindo mas não sou :x hehehe
    Beijos,

    Amanda
    www.holybride.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. É um estilo bem legal, mas não pra mim...
    Adorei o post!!!

    Beijos...
    www.gostofashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Amandinha
    Confesso que nunca ouvi esta palavra antes, mas concordo com você e daí ser rotulado, não vai mudar nada, nem influenciar sua vida. Você vai continuar se vestindo e curtindo estes ambientes independente do nome que tenha.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  18. Olá minha querida Amandinha!
    Passando por aqui para desejar um domingo especial para você!
    Mil beijos, saúde e sucesso sempre.
    CoisadeMenina
    lookbook.nu/coisademenina
    facebook.com/BgCoisadeMenina
    Instagram: @enylacarolina / @laylafonseca

    ResponderExcluir
  19. Já te disse que adoro seus posts? Esse, por exemplo, coloquei nos meus favoritos!
    Seu desempenho p/ escrever, seu interesse em pesquisar, trazer informações completas... Gosto demais! Conheço muitas pessoas hipsters. Acho que sou, as vezes. Mas depois retorno ao meu estado A-normal.
    Eu ri muito quando li "Ai meu Deus, acabei de descobrir que eu sou uma hipster! :O" kkkkk

    ResponderExcluir
  20. Que bacana :D
    Já vi algumas pessoas que tem esse estilo!!
    Diferente mais legal..

    Beijokas flor
    felicidade-essencial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. HIPSTER DE VERDADE, NÃO ASSUME QUE É HIPSTER.......... POSERS!

    ResponderExcluir
  22. Hipster não é uma moda ou têndencia, hipster é o que você é, suas atitudes, suas ideologias, a maneira diferenciada de enxergar a sociedade com um senso crítico inteligênte (ok que também tem um padrão de se vestir de maneira "diferente" e ouvir músicas alternativas, mas não é por moda e sim porque gostamos, porque nos expressamos nos ventido daquela maneira na qual nos sentimos confortáveis). É como uma pessoa "it", uma it não se alto intitula it, as pessoas as taxam de it devido as suas atitudes e senso de moda. Hipsters não se rotulam de hipsters porque eles não são assim apenas para chamar devida atenção, ele são assim poque simplesmente SÃO! Se sentem bem assim. E como os não ignorântes dizem: um hipster jamais se alto intitula de hipsters, um hipster jamais assume que é um hipster!
    Espero que esteja esclarecido o que é um hipster antes que esse termo seja aplicado a qualquer um que seja um pouco "diferente" u_ú! Bisous bisous aurevoir ;*

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. A questão é: Falou que é hipster deixou de ser hipster!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário com elogios, críticas, dúvidas e sugestões!
Sua opinião é muito importante para o Rendas e Paetês! :)
Agradecemos sua visita e volte sempre!

Uma pausa...

Hoje mesmo, no Instagram, eu falei sobre não esperarmos o próximo ano para tirar os planos do papel ou efetuarmos mudanças. Mas como todo...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...