terça-feira, 16 de abril de 2013

Alfaiataria - a moda do outono

Essa semana estou empolgada para falar de estilos e de outono, como vocês puderam perceber, hehehe.
Hoje, em especial, dedico esse post para a eterna e elegante alfaiataria.


A arte da alfaiataria tem início lá na Europa dos séculos XII e XIV, referindo-se ao fato de cortar e costurar tecidos. Nessa época, costumava-se esconder o corpo, tendo vistas à repreensão da Idade Média. Porém, no Renascimento, o resgate as formas do corpo se tornaram muito mais acentuadas, tornando necessária a adaptação das peças tão grandes do período passando, através de recortes e de costuras. Assim nasceu a Alfaiataria e todos os seus encantos, tanto para a moda masculina quanto para a feminina.
Primeiramente, o alfaiate era aquele que arrumava suas próprias roupas, mas com o passar do tempo, esse chegou a característica de tecelão. Assim, a profissão ficou reconhecida pelos trabalhos prestados à moda da sociedade.


Hoje, a alfaiataria não designa somente as peças feitas pelo profissional alfaiate, como também peças que acabaram criando um vínculo nas características desse trabalho (o que eu acho um pouco triste e desmerecedor, mas não vem ao caso...). São calças, shorts, vestidos, saias e ternos compostos cuidadosamente por costuras bem trabalhas, finamente acabadas, com tecidos nobres e estampas clássicas.


E porque que é que a Alfaiataria combina tanto com o outono?
Simples... Porque a sua seriedade é inigualável, fazendo parzinho com as tardes cinzentas, chuviscos e dias frios. E embora a moda seja mais descombinar do que combinar... sabe né? As vezes é legal, e prático!!!

Beijocas

15 comentários:

  1. Eu amo demais alfaiataria. É clássico. O corte é tudo. Bjão

    http://browniecomsorvete.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Alfaiataria é vida!! Deixa o look clássico e mto elegante
    Beijos,

    Amanda
    www.holybride.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Amanda
    As peças em alfaiataria são lindas e bem clássicas né adoro as saias e calças assim

    bjos

    http://framboesabrazil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. ACHO LINDA UM CHARME.
    Estou passando aqui para desejar a você uma
    Ótima 4ª feira !!
    Beijos coloridos

    ResponderExcluir
  5. Eu amo alfaiataria
    principalmente blazer a calça
    kisses

    ResponderExcluir
  6. Eu acho lindo ...
    Principalmente misturada com peças mais descolada ...

    Bjs ♥
    http://www.vintagefashion.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro alfaiataria.. Acho tão chic!
    Bj, Gabi.

    ResponderExcluir
  8. Adorooo blazers! amei o post flor!

    Muito obrigada por comentar no meu blog! Estou te seguindo desde já! Se ainda não me segues, peço que sigas meu canal do Youtube e meu blog tb!
    Ah e sempre que atualizar seu blog me avise!

    Beeeijooos e ótima quarta!

    www.blogdareh.com.br

    www.youtube.com/user/blogdareh/featured

    ResponderExcluir
  9. Adoro essa trend!

    Beijos, Deni
    vivendosemprada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. As peças alfaiataria dão um ar de riqueza aos looks né?
    Deixam o look mais clássico e sério. Adoro.

    Flor tá rolando um sorteio lá no My Diary de um kit capilar a sua escolha da Néctar do Brasil. Participaa.

    Bjoo

    Jél

    mydiarybyjessi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Alfaiataria é super chic!

    http://acetonada.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Amanda
    Gostei das informações sobre alfaiataria, tinha uma certa dúvida na palavra, que foi esclarecida na sua postagem.
    Beijinho.

    ResponderExcluir
  13. Alfaiataria é tão chic e estiloso...Amo muito!!!

    Beijos...
    www.gostofashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. muito interessante o post, amo roupas de alfaiataria!

    bj

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário com elogios, críticas, dúvidas e sugestões!
Sua opinião é muito importante para o Rendas e Paetês! :)
Agradecemos sua visita e volte sempre!

Uma pausa...

Hoje mesmo, no Instagram, eu falei sobre não esperarmos o próximo ano para tirar os planos do papel ou efetuarmos mudanças. Mas como todo...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...